União das Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais União das Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais

Antigo Hotel da Foz da Sertã

O Hotel da Foz da Sertã situa-se na freguesia de Cernache do Bonjardim, no concelho da Sertã. Foi em tempos o único hotel termal do concelho. Mandado construir no ano de 1951 nesse local pelo empresário Júlio Martins, pela existência de fontes de águas termais. O hotel chegou a ser muito procurado, e as suas águas muito bem referenciadas.

O autor da obra terá conseguido juntar dinheiro negociando terrenos junto ao rio, recebendo indemnizações dos terrenos alagados pela albufeira da barragem de Castelo do Bode, por volta do ano de 1959. A receção do hotel era feita num pequeno edifício denominado “Casa da Água da Foz da Sertã”, junto à ponte do Vale da Ursa, sobre o rio Zêzere. Para darem entrada no hotel, os clientes teriam que, posteriormente, atravessar o rio de barco.

É uma longa construção de quatro pisos. No piso térreo encontravam-se as garagens, o refeitório e um salão que deveria servir de bar/café. O 2º piso é ocupado do lado sul pelo espaço do restaurante e cozinhas; ao centro fica a receção do hotel, de onde parte um corredor ladeado de quartos cada um com a sua casa de banho. No 3º e 4º piso havia mais quartos com as mesmas características, perfazendo um total de cerca de 44 quartos e vários apartamentos. 
Na margem da albufeira resta a estrutura do que seria um “pavilhão de festas” e as ruínas do cais para embarcações de recreio. 


  • Categoria:Outros
  • Morada:Foz da Sertã , Cernache do Bonjardim

© 2024 União das Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede fixa nacional.

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia