O serviço Pensão na Hora permite pedir a reforma de modo simples e saber - em 24 horas - quanto vai receber. Saiba como funciona.
-Simplificar e acelerar o processo de pedir a reforma é o objetivo do serviço Pensão na Hora, já disponível através da Segurança Social Direta.
-Permite também evitar deslocações aos serviços da Segurança Social e assegurar que qualquer pessoa pode, à distância, iniciar o processo e obter uma resposta no prazo de 24 horas.
-Menos tempo gasto, menos burocracia e menor período de espera até começar a receber a pensão são algumas das vantagens em relação ao sistema presencial.
Pedir a pensão de velhice é agora mais simples e bastam alguns minutos para poder fazer o requerimento online.
Ainda antes de iniciar o pedido é apresentado o cálculo automático e provisório do valor bruto da pensão. O montante é calculado com base na sua carreira contributiva. Os anos de descontos são também visíveis antes de solicitar a reforma.
Depois de ver estas informações basta preencher o pedido. Caso satisfaça as condições necessárias, no prazo de 24 horas é atribuída uma pensão provisória. Ou seja, fica desde logo a saber quanto vai receber e a partir de quando.
Quem pode pedir?
O serviço Pensão na Hora só está disponível para a pensão de velhice. No entanto, é necessário que o requerente cumpra outros requisitos:
© 2025 União das Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede fixa nacional.