Link para página

D. Nuno Álvares Pereira

Berço da mais alta figura militar de toda a História de Portugal, o Condestável D. Nuno Álvares Pereira, 1360, Cernache do Bonjardim, pode orgulhar-se, legitimamente, de um passado pedagógico cheio de tradição e valor, cimentado por uma plêiade enorme de vultos eminentes.

Saiba Mais +

D. Manuel Joaquim da Silva
D. Manuel Joaquim da Silva, 1744 - 19º. Provisor e Vigário Geral do Priorado do Crato e Arcebispo de Adrianopoli;
 Dr. José de Parada e Silva Leitão
Dr. José de Parada e Silva Leitão, 1809 - Activo e convicto liberal, Chefe do Estado Maior da divisão comandada pelo marquês Sá da Bandeira. Lente da Academia Politécnica e do Instituto Industrial e Comercial do Porto. Fundador do primeiro jornal industrial do país - Industrial Portuense e da A.I.P., hoje, Associação dos Empresários Portugal. Condecorado com a medalha das Campanhas da Liberdade e agraciado com a comenda da Ordem de Cristo, pelo Rei D. Pedro V.
 António Simões dos Santos e Silva
António Simões dos Santos e Silva, 1842 - Vereador da Câmara Municipal da Sertã, agricultor, representante dos lavradores desta região, foi premiado por ocasião da Exposição Universal em 1900, com a Medalha de Bronze em Paris. Professor primário e um hábil pianista e ensaiador.
 Dr. Abílio Corrêa da Silva Marçal
Dr. Abílio Corrêa da Silva Marçal, 1867 - Republicano e democrata, Presidente da Câmara de Deputados em 1920 sob a presidência do governo e república de António José de Almeida.
 Cândido da Silva Teixeira
Cândido da Silva Teixeira, 1871 - Escritor de carácter monográfico, toda a região em geral e o concelho da Sertã em particular, devem a Cândido Teixeira, uma parte da sua identidade.
 Silvino Simões dos Santos e Silva
Silvino Simões dos Santos e Silva, 1886 - O Cineasta da Selva . Produziu 9 longas metragens, 57 documentários de média e curta metragem e uma série de 26 filmes "domésticos".
 Dr. Gil Marçal
Dr. Gil Marçal, 1904 - Mestre e pedagogo, bacharel em Direito, insigne director do Instituto Vaz Serra, Brilhante orador e dotado de grande inteligência, foi um defensor acérrimo do progresso e prestígio da sua terra natal - Cernache do Bonjardim.
 Libânio Vaz Serra
Libânio Vaz Serra, 1891 - À filantropia e benemerência, deste homem invulgar, deve Cernache do Bonjardim o índice de desenvolvimento alcançado . Condecorado pelo Governo Espanhol com a Comenda da Ordem do Mérito Civil de Espanha.
 Túlio da Costa Vitorino
Túlio da Costa Vitorino, 1896 - Agraciado pela Sociedade Nacional de Belas Artes e convidado para sócio da International Arts Guild, Monte Carlo (Mónaco), representou o Estado Português na Exposição Colonial de Paris, com o quadro "O Batismo do Negro"

 

Cândido Teixeira
Cândido Teixeira
Abilio Marçal
Abilio Marça
José Parada Silva Leitão
José Parada Silva Leitão
Túllio Victorino
Túllio Victorino
António Simões Santos Silva
António Simões Santos Silva
Libano Vaz Serra e Gil Marçal
Libano Vaz Serra e Gil Marçal
   
  • Espaço do Cidadão

    Veja aqui alguns dos serviços disponibilizados pela freguesia.Poderá fazer o download de minutas, assim como ver a documentação necessária para entregar, na solicitação de algum serviço.

  • Boletins Informativos

    Aceda aos nossos Boletins Informativos

  • Contatos Úteis

    Nesta secção disponibilizamos um conjunto de contatos de utilidade generalizada.

  • A Freguesia Em Imagens