Link para página

Brasão Cernache do BonjardimCernache do Bonjardim é uma pequena vila situada na Beira Baixa, distrito de Castelo Branco, em Portugal.

Foi considerada durante vários anos a “aldeia mais importante de Portugal” por ser a mais populosa. Quando passou a vila (20 de Agosto de 1995) perdeu o lugar de destaque que tinha.

Berço de várias celebridades, da qual se destaca D. Nuno Álvares Pereira também, conhecido por Nun’Álvares, o Santo Condestável, o Beato Nuno de Santa Maria, cujo a canonização aconteceu no 26 de Abril 2009.

Cernache é uma localidade onde não há castelo, monumentos não têm fama nacional mas onde, curiosamente, se instalou um Seminário das Missões onde se formaram inúmeros missionários religiosos e laicos para colonizarem as terras de África e onde se instalou um Colégio, o Instituto Vaz Serra, quando o normal na época era a falta de alfabetização. Estes dois pólos culturais vão gerar um meio quase intelectualmente cosmopolita, de tal forma que figuras ilustres do País como o Professor Marcelo Caetano, quando Presidente do Conselho, o Dr. João Soares (pai do ex-Presidente da Republica Mário Soares) que fora padre e ensinara muitos anos no Seminário das missões, o Dr. Teófilo Braga, quando Presidente da República deslocava-se com frequência a Cernache para descansar, eram visitas habituais de famílias de Cernache. Alfredo Keil, pintor, escritor a autor de “A Portuguesa”, o Hino Nacional Português, estava ali frequentemente pois vivia num lugarejo próximo do Rio Zêzere chamado Pombeira. E só para recordar cidadãos Contemporâneos.

Situada geograficamente no centro do país, Cernache do Bonjardim, pertence administrativamente ao concelho da Sertã, integrando a Unidade Territorial do Pinhal Interior Sul, distrito de Castelo Branco. A cerca de 9 km da sede de concelho, situa-se ainda a 40 Km de Tomar e a cerca de 80 Km de Castelo Branco e Coimbra.

Freguesia de dimensão relevante, ocupa mais de 16% da área total do concelho e situa-se num dos extremos do distrito de Castelo Branco, confrontando com os distritos de Leiria e Santarém. Inserida numa das maiores manchas florestais da Europa, delimita-a a norte e a oeste o rio Zêzere (Albufeira de Castelo de Bode); a sul a Ribeira da Sertã (freguesia de Palhais); a leste as freguesias do Nesperal e Cabeçudo e a Nordeste a freguesia do Castelo (freguesias que complementam a área social abrangente num total de 136.641 km²).